top of page
  • Por Richard

Posse do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Agostinho Franceschi

A posse do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Agostinho Franceschi ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 27 de Setembro de 2017.


Estiveram presentes a Prefeita Livia de Chiquinho, a Secretária Municipal de Educação Fernanda Pinto, o Sub-Secretário Municipal de Educação Odílio, Darlan Cabral e representante do legislativo, além de outras autoridades, profissionais da escola e estudantes.


A primeira fala do evento foi da Presidente eleita do Grêmio GEAF, Natália Tavares Caetano, que apresentou grande desenvoltura na leitura de seu discurso. Natália iniciou sua fala saudando as autoridades presentes, funcionários e alunos, agradecendo a confiança dos votos recebidos, narrou a trajetória percorrida e explicou o que é, como funciona e qual a importância do Grêmio Estudantil.


A Diretora da Escola Municipal Agostinho Franceschi foi a segunda a falar, cumprimentando os presentes, agradecendo a Prefeita Livia de Chiquinho pelas melhorias que o governo atual proporcionou para a escola. Um dos problemas solucionados, segundo a diretora, foi o segundo ônibus escolar para os alunos da escola que, no governo passado, contava com apenas 1 veículo tornando necessária a superlotação (um claro risco à segurança dos alunos). Segundo a diretora esse problema já afligia os pais e também muito preocupava a direção que só conseguiu a solução no Governo Livia de Chiquinho. Emocionada, a Diretora disse:


- "Passamos um momento de muita aflição no ano passado, eu me emociono em falar que foi um momento muito difícil".


E complementou dizendo:


- "Depois que senhora assumiu a gestão nós iniciamos o ano letivo com os 2 ônibus que os nossos alunos precisavam. Graças à senhora, eu costumo dizer, nossos alunos voltaram a ter dignidade e os pais deixaram de ficar naquela aflição".


A Diretora citou também que a escola, que vinha abandonada nos últimos governos sem ser pintada, foi pitada assim que a Prefeita iniciou o governo.


A seguir a Diretora entregou uma lembrança à Prefeita e a outros homenageados.


Em seguida o Chefe de Divisão de Organização Estudantil, Darlan Cabral, cumprimentou os presentes e citou estar emocionado com esta que seria a última posso de Grêmio no ano de 2017, que teve 7 Grêmios Estudantis empossados. Falou da importância da conscientização e de saber votar, saber atuar, saber cobrar e saber lidar com as críticas. Contou que foi presidente de Grêmio Estudantil na juventude, mostrando afinidade com os hoje empossados. Encerrou fazendo recomendações ao novo Grêmio.


A Secretária Municipal de Educação Lúcia Fernanda Pinto iniciou sua fala comentando as dificuldades do ano passado, com crianças amontoadas dentro de um só ônibus, com profissionais sem salário em dia e passando por dificuldades. Sobre a Prefeita Livia de Chiquinho disse: "eu sei da importância de ter uma grande gestora à nossa frente hoje". E ao aconselhar os jovens complementou dizendo: "Sigam os bons exemplos na política, porque com certeza a nossa Prefeita é um bom exemplo"


À diretora, a Secretária disse lembrar da escola "caindo aos pedaços" e que é bom ver a escola hoje tão bem cuidada.


A Vereadora presente cumprimentou a todos e falando aos membros do Grêmio Estudantil perguntou se estão dispostos a desenvolver esse trabalho com garra, determinação e dando o melhor deles, recebendo resposta positiva para o questionamento feito. Falou da importância do Grêmio e do possível futuro dos seus membros representando a cidade em outras posições. Em seguida comentou que acompanhou outras gestões e que sabe os avanços que está vendo, citando também o problema citado por aqueles que a antecederam.


A Vereadora falou ainda de melhorias na cidade, destacando a UPA que foi reaberta no governo atual.


A Prefeita Livia de Chiquinho citou a importância da experiência democrática para os jovens e a importância dos jovens para o futuro, comentou sobre o triste cenário político que o Brasil vive, mas que não pode afastar o povo da participação e da escolha democrática. Falou da oportunidade que os membros do Grêmio terão de ajudar a escola, da situação que recebeu o município, tendo que prioritariamente regularizar os salários dos servidores, reconhecendo a importância destes para os passos que teria que dar a seguir, usando este episódio para exemplificar aos alunos a importância de valorizar o próximo, de trabalhar em equipe. Destacou aos jovens a importância de respeitar diferenças.


Parabenizou Darlan Cabral, a Secretária Fernanda Pinto, o SubSecretário Odílio e os servidores da educação de Araruama, dizendo a estes que "se chegamos até aqui hoje é porque vocês colocaram a mão na massa mesmo, vocês abraçaram, vocês tiveram a esperança desde o início de resgatar a educação.


Sobre a reivindicação do ônibus, lembrou que ano passado visitou a escola e viu pessoalmente a situação de manutenção precária e superlotação e ver essa situação deu ainda mais vontade de lutar para ser Prefeita para mudar esse quadro. Citou que já reformou 26 ônibus próprios da Prefeitura, que existiam mas estavam parados com o município alugando de terceiros. Em números exemplificou que ano passado gastava-se cerca de 300 mil Reais por mês em combustível e hoje a média caiu para 90 mil Reais por mês, economia que possibilitou reformar os ônibus da Prefeitura.


Em relação à UPA cuja reabertura em seu governo foi citada, lembrou que vem sendo mantida com recursos do município apenas, sem receber o repasse que o Governo do Estado do RJ deveria fazer, mas não tem feito e está motivando a entrada com uma ação por esse atraso do Estado.


Comentou a perseguição que sofre por ser mulher, mas mostrou que a mulher tem força e representa todas as mulheres do município, enfrentando todas as dificuldades.


Convidou para a inauguração da segunda policlínica que ocorrerá na próxima segunda-feira e explicou como serão feitas as marcações após a informatização da saúde.


Encerrou motivando os jovens a não desistirem diante de dificuldades, que "existem, mas nos tornam mais fortes".


Após as falas, ocorreram apresentações musicais e de dança.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page