top of page

Araruama, RJ


Maragogi, AL

Uma cidade interessante, com diferentes opções de lazer e baixo custo para o turista.


Depois de passar por Araruama a caminho de Buzios por inúmeras vezes, sem sequer ver a cidade (usava a Via Lagos e por ela passamos por fora da área urbana da cidade, embora por seu território), resolvi um dia ir para Araruama e comento aqui o que encontrei.


Confira abaixo algumas fotos da nossa viagem e a seguir alguns comentários.


Araruama é uma cidade conhecida pela sua lagoa (Lagoa de Araruama), que é muito bonita para se ver, mas hoje não recomendo o banho nela (embora veja muitos turistas entrarem na água).


Mas o que fazer então, se não recomendo o banho na lagoa? Opções não faltam!


Deseja curtir o Sol e tomar banho? Araruama tem praia de mar aberto! No distrito de Praia Seca encontrará praia de areia fina e água limpa (pelo menos na minha avaliação não especializada). Não é uma praia de águas calmas, então tenha cuidado, caso não esteja acostumado a nadar no mar, com ondas fortes, etc. A temperatura da água era fria quando experimentei (mas foi 1 só dia, fora do pico do verão, então não sei se é um padrão ou não).


Não é praia o que procura? Sem problema! Araruama tem outras opções.


Existe um museu arqueológico na cidade, fora da área urbana. Como fica na margem da Via Lagos, pode tentar visitar no caminho de ida. Fica na pista de quem vem da capital, pouco antes da saída para Araruama. O chato é o pedágio dessa via privatizada, que é muito caro para sua curta extensão. Não colocarei o valor porque deve aumentar todo ano, mas verá que é caro...


Gosta de piscinas variadas? Tem o Sitio Ilha do Lazer, mas tem que ter paciência para longas filas na entrada e na saída, além de estar disposto a um custo de ingresso nada convidativo.


Não curte praia, piscina, nem museu? Prefere relaxar em um lugar tranquilo? Ok. Araruama está perto da capital, mas tem algumas características de cidade de interior, como o passeio na praça de noite. Para isso recomendo a Praça Antonio Raposo, que é enorme, muito bonita, com opções de lanches e refeições (pagas, claro), além de estrutura, incluindo banheiros públicos utilizáveis e policiamento por guardas municipais.


E hospedagem? No Centro não achei nada interessante, mas afastando-se um pouco (coisa de 5 ou 10 minutos de carro da praça que citei acima) consegue pousadas com ar condicionado, piscina, etc com baixo custo (muito mais barato do que eu já paguei em Búzios). Conheci a Pousada Coqueiral e a Casa Abel (ambas com o básico para dormir e piscina para curtir um pouco, mas nenhuma das duas de luxo). Recomendo pesquisar e conhecer outras para comparar, podendo usar essas duas que citei como referências iniciais na sua pesquisa.


O que mais pode fazer em Araruama? De dia pode jogar tênis (existe quadra publica na "Praia do Barbudo"), ver ou praticar Kite Surf (tem escolinha inclusive, na "Pontinha"), passear pelo Centro, onde encontrará um comércio razoável, ou visitar cidades vizinhas.


Prefere lugar movimentado para curtir a noite? A região da Pontinha tem chopperia, restaurante, pizzaria, etc, com vista para a lagoa. Dois points sempre cheios são o Pirata's (um quiosque que cresceu e virou restaurante e "barzinho", ao que parece) e o Vila 58 (uma chopperia, com um Bistrô em separado). Os preços nesses podem ser um pouco salgados, mas não achei nada absurdo...


Deseja comer bem, gastando pouco? Para comer bastante, com churrasco, maminha ou picanha, gosto do restaurante Picanha do Gugu. Já no dia que deseja ter uma ambiente mais refinado, com ar condicionado, e preço similar ao anterior, o Restaurante Kilomania é minha opção.


Agora o mais importante: Como chegar?


Você pode ir de carro (o ideal para locomover-se melhor entre as opções) ou de ônibus (a rodoviária fica convenientemente localizada, no Centro da cidade, com ponto de taxi ao lado e comércio variado ao redor).


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
bottom of page